segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Bosque das Nascentes é sinônimo de qualidade de vida



Silvânia Felix Stivanin

Quem passar pela Rua José Veríssimo, nº 256, no bairro Antonio Zanaga, vai se encantar e será impulsionado para conhecer o local - o Bosque das Nascentes!
A Prefeitura Municipal de Americana-SP ampliou o bosque na gestão do Prefeito Dr. Waldemar Tebaldi. Ele foi inaugurado no dia 20 de dezembro de 1998.
                Este parque é bem arborizado. Tem árvores frutíferas como jambolão, acerola, mangueira; goiabeira e ameixeira (plantas do cerrado); samambaias, graminhas. Há também um parque infantil e três lagos, além de outros espaços de recreação. Em um dos lagos, extrai-se os alevinos (“filhotes de peixe”). Quando eles estão maiores, são transferidos para outro lago, de pesca.
                O parque possui ainda uma guarita, banheiros, um depósito, quiosque, pista para caminhada de 700m, campo de bocha, bancos e palco para shows. A horta tem couve, cenoura, almeirão, folhas de quiabo e de abóbora, para alimentar as aves. Na estufa ficam os filhotes de peru.
                Atualmente o bosque tem cinco bicas, sendo uma de água interna, fornecendo líquido potável para a população. O espaço é aberto diariamente das 6h às 22h, e as muitas árvores, plantas e flores são um convite aos visitantes.
As atrações do parque cresceram muito desde a sua inauguração. A professora Adriana, que frequenta o bosque das nascentes há cerca de 20 anos, observa essas mudanças: “Antes era cercado de árvores imensas, tinha apenas uma bica d’água, que fornecia água potável para a população e córrego raso com taboas onde as crianças brincavam no verão”.
                Todos esses equipamentos demandam um trabalho grande de manutenção. São sete funcionários para cuidar do bosque, sendo que há outros que executam os serviços de limpeza e uso de trator, quando necessário. E tem também um guarda municipal trabalhando em dias alternados.
                Os projetos que são desenvolvidos no bosque são eventos, como o grupo de escoteiros, que realiza atividades todos os sábados. O grupo da melhor idade se reúne as terças e quintas-feiras. E todos os dias há visitação para estudos e lazer.
                Quem passar pela Rua José Veríssimo, nº 256, vai sentir vontade de conhecer o local. E quem passar da curiosidade à ação e, de fato, entrar no Bosque das Nascentes, perceberá que lá é um espaço público de grande importância para qualidade de vida, conscientização e preservação do meio ambiente.



Exposição de trabalhos e caminhada ecológica (CIEP ZANAGA)


No dia 5 de dezembro de 2011 foi realizada uma exposição com os trabalhos desenvolvidos na escola sobre o tema educação ambiental. Os alunos puderam observar painéis preparados para a exposição e também quatro vídeos sobre preservação ambiental sendo três deles feitos com contribuições de docentes, discentes e da equipe gestora. Após a sessão de vídeos, os alunos receberam sementes de tipos variados. Além disso, no período da tarde, os estudantes dos sextos anos realizaram uma caminhada ecológica até o marco zero do Rio Piracicaba (encontro dos rios Atibaia e Jaguari). Neste ambiente, eles recolheram alguns resíduos simbolicamente para ressaltar a importância e a beleza do local.