Adriana Picon
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História .
Objetivo: Teríamos que contar as árvores e observar outras plantas dentro do território escolar. Cada elemento encontrado seria registrado. Para a marcação das árvores utilizou-se como símbolo um quadrado com uma única diagonal somando um total de 5 árvores por símbolo.
Desenvolvimento: Decidimos contar apenas as árvores e na contagem vimos que há vários tipos (frutíferas, com flores, entre outras). Comemos acerolas colhidas do pé. Descobrimos no fundo da escola um relógio de sol e o desenho de uma bússola. A professora explicou aos alunos o seu funcionamento. Em frente à escola, encontramos uma árvore com frutos grandes e secos em cujo interior havia sementes bem pequenas, chamada urucum. Usado pelos índios para pintar o rosto e que é conhecido também popularmente como colorau, sendo muito utilizado na culinária. Levamos alguns frutos para a sala de aula. Também encontramos uma flor chamada estrelicia. Ela parece um beija-flor e ficamos encantados com sua beleza. Voltamos à sala de aula, retiramos as sementes dos frutos, amassamos com água e brincamos um pouco de pintar o rosto. Depois da descontração, voltamos ao trabalho, pois era hora de finalizar a contagem. Concluímos que nossa escola é bem arborizada, apresentando naquele momento 17 árvores floridas 74 com sementes e 48 frutíferas, totalizando 139 árvores. É importante salientar que neste trabalho se desconsiderou os arbustos.
Avaliação da atividade: Com base neste trabalho reconhecemos a importância dos combinados e atitudes de cada grupo para o sucesso das atividades. As aulas foram divertidas e dinâmicas e será muito difícil esquecer o que foi aprendido nos trabalhos de campo. Também pudemos apreciar a beleza da escola e refletir sobre a necessidade de preservá-la.